![]() |
Castro do Tintinolho e talefe |
Para quem ainda não sabe, o Castro do Tintinolho é um monumento nacional, classificado como tal em 1910 e trata-se de um afloramento rochoso de grandes dimensões que, só por si, mete respeito. Calcula-se que seja anterior à idade do ferro e que poderá ter servido como local de habitação e refúgio, ao longo dos séculos. Ao longo da encosta do monte, aqui e ali, ainda são visíveis pedras amontoadas, que teriam funcionado como muros amuralhados.
Formação rochosa |
Depois, mais ou menos pelo meio da encosta, o caminho vai rodando, projetando-se pelo monte abaixo, até ao vale. O Castro do Tintinolho, fica mesmo á nossa direita, lá no alto. Ali chegados, eu e a minha mulher, procuramos um caminho, um atalho, algo que, no meio das giestas e das silvas nos permitisse trepar os últimos cerca de duzentos metros, até ao topo. Espreitamos para todos os lados, mas não havia caminhos. Subir pelo monte acima sem uma ajuda, como um pau forte e umas botas a condizer, é muito arriscado, porque a inclinação da subida é muito forte, com galhos e pedras soltas por todo o lado. Gostaria de ter chegado ao topo, onde existem árvores frondosas e enormes barrocos, pois tenho conhecimento que outros, já o fizeram.
![]() |
Castro visto do sopé do monte |
Mas, depois de tentar subir e escorregar várias vezes pelo atalho abaixo decidimos, por precaução, desistir. Ficou, no entanto, uma imagem que para mim já compensou a aventura. Uma fotografia, onde se vê o cabeço e um talefe (Pinoco), que não existe ainda em fotos publicadas na internet.
Na verdade, as fotos que existem, são normalmente tiradas do outro lado do monte, onde fica o caminho menos ruim. Para conseguir esta foto, é preciso subir, rodear o monte, até se vislumbrar o vale do Mondego. Depois, é só carregar no botão.
O livro que nos conta esta história, vivida por um coronel na reserva e um ex-emigrante francês, surpreende não apenas pelas aventuras vividas, mas também por terminar com a entrega de um prémio inesperado, que firmou uma enorme estima e amizade entre os dois. Um simples croqui encontrado nas escadas da Biblioteca Municipal do Porto, despertou a curiosidade do emigrante. Valeria mesmo a pena tentar decifrar o papel?
Este livro foi publicado há dias e encontra-se à venda na minha loja (O SEGREDO DO TINTINOLHO - jose beirao - Bookmundo) e na loja ou na plataforma da FNAC (O Segredo Do Tintinolho - Uma Aventura Cujo Objetivo É Testar A Tenacidade E Resistência Jose Beirao - Capa Mole / Paperback - Jose Beirao - Compra Livros na Fnac.pt, bem como nas plataformas de livros, na internet.
Sem comentários:
Enviar um comentário